top of page
  • Foto do escritorElas Planejam

Tem certeza que deseja continuar? Como não desistir?

Tem quem comece já como um foguete;

Tem quem vai mais como um avião: anda devagar na pista, e depois levanta voo;

Tem aquele que não começa de jeito nenhum, tá sempre em manutenção.

Mas o papo aqui é sobre quem continua...Ah como é difícil continuar, continuar quando o caminho é mais longe e mais difícil do que se esperava, quando você ainda não avista a chegada.


Dia desses fui começar uma atividade física nova, olhei o endereço no maps, peguei minha bike e fui como um foguete, no meio do caminho começou uma chuva, fraca ainda, já me deu vontade de desistir ali mesmo, estava mais perto de casa, do que do destino onde eu ia.

Mas pensei “Não vou desistir, já separei o horário na agenda para isso, a chuva está fraca, é ali pertinho, estou animada, não vou desistir, vou continuar!”. E fui.

E advinha? A chuva ficou muito forte do mais absoluto nada, não achei o endereço, tentei procurar um lugar coberto e não encontrei, peguei o celular e não conseguia mexer com tudo molhado, desisti e voltei.


Pedalei um metro e a chuva parou. Parecia cena de filme, juro! Parecia que estava chovendo uma tempestade somente em cima de mim. Naquele momento pensei “agora não vou mais, estou toda encharcada, não tinha que ser mesmo.”

E voltei. Mas voltei encanada comigo. Me perguntei coisas como “Por que não olhei o endereço direito antes? Por que segui se estava chovendo? Por que não fui molhada mesmo?”


Fique p. da vida, e fui fazer nada no horário livre, eu tenho dessas, sabia?


Decepção: A

Eu: vou deitar e me alienar – dormir, assistir, ficar no celular. Qualquer coisa para me livrar da frustração.


E como uma boa criança (de 32 anos) birrenta, na aula seguinte não fui também. Saí na noite anterior, que era pra já acordar cansada no outro dia e ter uma desculpa mais forte, caso a chuva não aparecesse daquela vez.


E a verdade é que não sei lidar quando o caminho até a chegada não é como planejei, independente da forma que eu comece (foguete, avião, trem), quando há imprevistos no caminho, eu não sei lidar. E veja bem, eu sei lidar muito bem com os problemas previstos, mas com os imprevistos como a chuva (que não estava no meu script e nem na previsão do tempo), com esses, só quero fugir para a minha válvula de escape mais próxima.


Apesar da ciência desse meu causo, ainda sinto o medo e apavoro de continuar.


Quando esses imprevistos aparecem, minha criança ferida, frustrada por não ter sido do jeito dela, com medo de dar errado de novo e de novo e de novo, logo me pergunta:


Tem certeza que deseja continuar?

Antes nem a pergunta eu me fazia, apertava no X e corria. Agora penso em como não desistir.


Hoje eu vou no sim. Com um medo terrível, mas só vou descobrir como será a chegada, se eu continuar.


E você, tem que certeza que deseja continuar?


quadro - você deseja continuar?

35 visualizações2 comentários

2 komentáře


Karen Krystina Azedinha
Karen Krystina Azedinha
(10. 2.)

Caramba mexeu comigo!

Muitas vezes também me sinto assim, por não ter acontecido do meu jeito… e penso “será que aconteceu X coisa para ser um sinal de fazer ou não aquilo?” A cabeça fica a mil

To se mi líbí
Elas Planejam
Elas Planejam
(20. 2.)
Reakce na

E a gente nunca sabe no exato momento se é sinal ou teste, mas a nossa intuição sempre irá nos mostrar.


To se mi líbí
bottom of page